Muitos pacientes que buscam um profissional da saúde bucal para fazer o procedimento, têm insegurança com a aparência do rosto e desconforto com o formato das bochechas. Eles querem melhorar a harmonia facial e buscam uma estética mais agradável e atraente.
A bichectomia é o procedimento que retira cirurgicamente a Bola de Bichat, ou seja, o compartimento de gordura presente no rosto, visando modificar e afinar o contorno facial. Mas não somente pela questão estética a cirurgia pode ser recomendada. A bichectomia pode trazer uma melhora funcional, por exemplo, ao paciente que possui o problema de “morder a bochecha” durante suas atividades diárias, como a mastigação.
A cirurgia é feita com anestesia local, através de um pequeno corte de 2 a 3 cm na parte interna da bochecha, (não há cicatrizes externas ou perceptíveis). Através desse corte, é retirado o excesso da gordura de Bichat. A incisão é suturada com dois ou três pontos absorvíveis – não há necessidade de retirada de pontos.
O tempo estimado da cirurgia é de 40 minutos. Após à cirurgia pode ocorrer um inchaço no rosto, mas não precisa se preocupar, os cuidados são semelhantes a extração de um dente siso.
Ela reduz o volume do rosto, define as linhas da mandíbula, conquista traços mais suaves, aumenta a autoestima e ajuda o paciente a não morder a bochecha ao falar ou mastigar. Muitas pessoas têm receio do rosto ficar flácido com o tempo, mas não é preciso se preocupar. A bichectomia não tem influencia negativa na flacidez de pele da face. A gordura retirada é muito profunda em relação à pele e, além disso, o volume retirado não é tão grande a ponto de causar flacidez.