A toxina botulínica possui vários nomes comerciais os mais conhecidos são: Dysport®, Botulift® e Botox®, o mais famoso deles; e são indicados para atenuação de flacidez e rugas cutâneas, que são sinais da idade. Contudo, o seu uso não se limita somente ao uso estético, essas substâncias dentre inúmeros outros usos pode ser usada para resolver ou atenuar problemas bucais e/ou mastigatórios.
Com o passar dos anos, naturalmente, o corpo passa a produzir menos colágeno, a pele perde sua elasticidade. Franzir a testa, sorrir, apertar os olhos e até mesmo mastigar, todos os movimentos que fazemos com o rosto aumentam um dos mais comuns e indesejados sinais do envelhecimento: as rugas! Muitas pessoas veem na Toxina Botulínica a solução para seus problemas.
Para pacientes que possuem sorriso gengival, ou seja, a exposição demasiada da gengiva superior em relação aos dentes e lábios indicamos o tratamento com Toxina Botulínica, onde o músculo responsável pelo levantamento do lábio superior relaxa com a aplicação, garantindo um sorriso mais simétrico.
Acordar com os músculos da mandíbula doloridos ou com dor de cabeça pode ser sinal de quem sofre de Bruxismo, um forte ranger ou apertar dos dentes. Nos pacientes que rangem ou apertam os dentes involuntariamente durante o sono, a proteína botulínica relaxa e controla a contração excessiva dos músculos responsáveis pela mastigação. Outra vantagem é que paciente pode dispensar o uso da placa interoclusal durante a noite.