Um sorriso radiante, que abre portas e faz sua autoestima ficar lá em cima é tudo o que um bom clareamento dental ajuda a construir. O procedimento é uma forma mais sutil de restituir a coloração original de dentes, surge como uma opção para quem quer melhorar o sorriso, tratando dentes amarelados, manchados ou escuros.
Esse tipo de tratamento é realizado pelo cirurgião dentista dentro do consultório. Após a aplicação da barreira protetora para as gengivas, o gel clareador é aplicado diretamente nos dentes durante o período de 40 minutos a 1 hora em média por sessão. Pela sua concentração elevada, grande quantidade de pigmentos são removidos em cada sessão, e o efeito é cumulativo, ou seja, a cada sessão o dente vai clareando de forma crescente, até a remoção de todos os pigmentos.
Devemos ou não usar sempre o laser durante o clareamento?
Nem todos os casos é necessário o seu uso. Ele é mais usado para ativar o produto, após isso, o próprio produto realiza o tratamento.
Nessa modalidade de clareamento, o ácido usado na fórmula do gel apresenta uma concentração bem menor que a anterior, e isso permite que ele seja aplicado por longos períodos do dia, e pelo próprio paciente. Para pacientes que sofrem de problemas com sensibilidade dentária, essa é uma excelente opção de tratamento. É confeccionada uma moldeira individual no consultório que se adapta aos dentes do paciente, e este faz a aplicação e uso diário do produto na moldeira.
Uma terceira forma de se realizar o clareamento é o uso do método caseiro de moldeira aliado ao de consultório, em nossa clínica esse é o método mais utilizado, pois apresenta maior vantagem e conforto para o paciente, trazendo resultados melhores e mais rápidos.
Geralmente realizamos três consultas de clareamento de consultório semanalmente e nos intervalos indicamos o uso da moldeira em casa. É importante ressaltar, que essa quantidade de consultas pode variar dependendo do caso de cada paciente.
A questão mais levantada no consultório a respeito do clareamento dental é sobre sensibilidade nos dentes. A primeira coisa que devemos saber é que isso varia muito de pessoa para pessoa. Existem pessoas que por diversas razões apresentam uma sensibilidade muito maior que outras. Por isso um planejamento prévio é muito importante.
Na nossa clínica temos sempre o cuidado de explicar e realizar os diversos procedimentos para diminuir a sensibilidade após o clareamento. Para isso, sempre indicamos uma pasta de sensibilidade para ser usada durante o tratamento.
Para pacientes com maior sensibilidade e após as consultas de clareamento dental, podemos realizar aplicação de flúor melhorando a sensibilidade dentária. O mais importante é que a sensibilidade deve ser relatada ao dentista para que este, junto ao paciente, possa avaliar a melhor maneira de suportar ou reverter a situação.